Os perigos de se ler um livro em publico - Livros, Café e Sonhos

sábado, janeiro 10, 2015

Os perigos de se ler um livro em publico



Olá, todos sabemos que qualquer lugar é bom para se ler um livro. Porém, ler um livro fora de casa pode trazer alguns "riscos". Ter um momento para ler em casa, na sua cama, ou até mesmo no sofá pode ser bem confortável. 
Não faltam momentos para que possamos apreciar os livros, seja em filas de espera, em longas viagens, idas a praias, visitas a parques... Mas apesar de tudo, temos que admitir que ler em público pode ter lá seus problemas. Porém o maior problema enfrentado pelos leitores, são as próprias pessoas.

Parece que quando estamos lendo em público fica uma plaquinha pendurada no nosso pescoço escrito assim: Eu estou lendo, venha me perturbar! É impressionante, apesar de parecer uma atividade social, ler é, e sempre vai ser um ato solitário e introvertido.

Pode saber que quando você estiver lendo em público, sempre vai ter aquelas pessoas pra te incomodar, como:

O Opinador
Algumas pessoas estão convencidas de que todo mundo está interessado no cultivo de seus pensamentos estúpidos. Inicialmente, eles sempre te instigam com alguma pergunta imparcial sobre a obra. Não se deixe enganar, é apenas uma forma de encontrar uma porta aberta para que eles te possam empurrar opiniões pestilentas que você não vai querer ouvir, com o objetivo final de convencê-lo de que o autor teve claramente um ponto de vista particular que apenas ele consegue observar.

O Esnobe
Esse tipo de gente é motivada mais pelo livro em si, do que pelos conceitos que ele carrega. Essas pessoas não conseguem acreditar que você perca seu tempo com esse livro, quando poderia estar ocupado com os livros 'superiores' de sua própria prateleira. Eles não querem falar sobre o que você está lendo, só querem substituir a sua leitura.

O Salvador
Outras pessoas acreditam que a única razão que te levaria a ler um livro, é porque você é incapaz de entreter-se de outra forma, ou talvez seja tímido demais para se socializar com outras pessoas. A ideia de que nós não queremos conversar com estranhos, é absolutamente incompreensível para eles. Então, assumem a estranha responsabilidade de tentar nos resgatar de nós mesmos.

O Falador 
Esses egoístas estão tão preocupados com o próprio tédio, que eles insistem em te arrastar para uma conversa, apenas para que não tenham que ficar sozinhos com seus próprios pensamentos. Normalmente, eles começam com alguma pergunta ridícula, do tipo: "Tá fazendo o que?"... Exigindo que o leitor exerça um grande auto-controle para não responder: "Eu estava apreciando este livro até você abrir essa sua boca!". Às vezes, eles falam sobre o livro que você está lendo, mas na verdade eles não se importam com isso.

O Entusiasta
Até mesmo outros leitores podem ser um problema. Algumas pessoas ficam tão animadas por você estar lendo o livro que eles amam, que não conseguem ficar quietos quando avistam a obra em suas mãos. E antes que você perceba, eles estragam o final que você estava tão ansioso pra conhecer e ainda insistem para que você leia a resenha que fizeram no skoob.




2 comentários:

  1. Me diverti muito com o post.
    Eu leio muito em locais públicos e já vivi muitas das situações citadas e em muitos momentos quase deixei minha educação de lado... Hehe
    Bj

    ResponderExcluir